Grande show marcou os 35 anos do Unamérica
O Unamérica comemorou 35 anos de estrada no dia 10 de novembro, com um grande encontro no palco da Sociedade Ginástica de São Leopoldo. Músicos que fizeram parte desta história tocaram as canções que marcaram a trajetória do grupo. Subiram ao palco, Cezar Flor, Luciano Camargo, Delcio Beleza, Cláudio Nilson, Betinho, Toninho Cardoso, Rodrigo Ruivo, Carlos Walter Soares e Joca Przyczynski. Quem estava lá, reviveu momentos importantes destes 35 anos de música, arte e engajamento com a cultura popular latino-americana e as causas sociais em busca de um mundo melhor.
No show, foram relembradas músicas gravadas nos dois LPs e no CD dos 15 anos do grupo, como América Morena, Gaúchos Doidos, Rosa Amarela, Andante, Mulungu, Guarira Faceira, Menina Ciça, entre outras, além de composições consagradas da música popular brasileira e latino-americana como Guantanamera e Pra não dizer que não falei de flores, que finalizou a noite. Também foi um reencontro com instrumentos nativos, como o Charango, o Bombo Leguero, o Quatro Venezuelano, as Ocarinas e as Zampoñas, mesclando os ritmos folclóricos e tradicionais com poesias que mostram o homem e o meio em que ele vive, contando que somos iguais, só não falamos a mesma língua.
Nesta noite foi possível compreender porque o Unamérica marcou a história da música gaúcha. São mais de três décadas desenvolvendo um trabalho musical identificado com a cultura popular e regional, tendo como proposta a difusão da música latino-americana. Sempre em defesa da rica diversidade das culturas dos povos deste continente, considerados elementos de universalização e congregação.
#35anosUnamérica
0